Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!
Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!

PIONEIROS

Altir Antônio Peruzzo

Sua chegada foi em 1985 ao município

Altir Antônio Peruzzo nasceu em Concórdia, no estado de Santa Catarina, filho de pequenos agricultores, sua mãe faleceu quando ele tinha apenas dois anos de idade e ele foi criado pela madrasta. Aos 12 anos de idade Altir saiu de casa para estudar.

Um colega de futebol dos irmãos de Altir os convidou para vir conhecer Juína. Quando chegaram eles ficaram empolgados com o município e resolveram comprar algumas terras. Altir chegou a Juína no ano de 1985.

Ao se mudarem para cá, ele e seus irmão plantaram arroz e milho nas terras que haviam comprado. Em 1986 dois dos irmãos foram embora de Juína, mais tarde o seu outro irmão também foi e somente Altir ficou no município.

No ano de 1989 Altir foi trabalhar no garimpo, que na época estava rendendo muito dinheiro, lá ele ficou trabalhando mais de três anos.

Desde a década de 80 Altir participava de inúmeros movimentos e organizações, mas foi no ano 1992, quando ele saiu do garimpo, que se candidatou a vereador e foi eleito.

No ano de 1989 ele fez parte da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) em Juína, do qual foi presidente por dez anos.

Altir Peruzzo se casou Irene em 1993, eles se conheceram através de movimentos sociais de que eles participavam. Juntos eles tiveram três filhos, Rafael, Jardel e Sheila.

Rafael é formado em Engenharia da Produção e trabalha na BRF em Lucas do Rio Verde, Jardel está cursando administração e é estagiário no Sicredi de Juína, e Sheila está cursando gastronomia em Curitiba, no Paraná.

Altir Peruzzo conta sobre sua carreira política e também diz que o município de Juína vai continuar crescendo e se desenvolvendo, diz que o sucesso ou fracasso de cada um, depende de nos mesmos. A cidade não constrói nada para ninguém, é o conjunto de pessoas e idéias que constrói a cidade.

Altir deseja a todos os juinenses muito sucesso e muitas felicidades nesse 37° aniversário de Juína.