Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!
Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!

PIONEIROS

Helio e Lucia Rauber

A Família chegou em 1979

Helio e Lucia Rauber vieram de Quilombo, no estado de Santa Catarina, para o Mato Grosso no ano de 1979, a convite de um amigo deles.

Ao chegar a Cuiabá Helio ficou sabendo que a CODEMAT estava colonizando essa região, então ele resolveu comprar terrenos no município de Juína.

Quando Helio e Lucia vieram já eram casados e tinham nove filhos. Aqui no município o casal plantou arroz e vendia leite, os seus filhos também trabalhavam para ajudar no sustento da família.

Helio conta que um dos piores momentos que passaram em Juína foi em 1981 quando Lucia ficou muito doente, ela teve que fazer uma cirurgia e depois melhorou.

Ele comenta que não sabe o que seria se não tivesse vindo para Juína, que apesar das dificuldades que eles enfrentaram no começo, a felicidade dele é aqui no município.

Helio e Lucia vão completar 60 anos de casados no mês de Julho e planejam fazer uma festa para comemorar em família. Além dos filhos, o casal já têm 23 netos e 7 bisnetos.

Lucia conta sobre a vinda para Juína, ela disse que nunca se arrependeu. Demorou oito dias para chegarem e eles trouxeram 40 galinhas e 8 cães. Ela também diz que antigamente as amizades eram melhores que hoje, as pessoas sempre iam uma na casa da outra se visitar. 

Eles relatam sobre as condições das estradas na época em que chegaram. Comentam que Juína é uma terra promissora, que quem planeja vir para cá deve saber que as coisas não são fáceis, mas que todos passam por dificuldades.