Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!
Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!

PIONEIROS

José Artur da Silva (Pica Fio)

Seu José Artur da Silva veio para conhecer Juína em dezembro de 1983 e duas semanas depois voltou para o Paraná buscar a família.

José Artur da Silva popularmente conhecido com Pica Fio nasceu em 16 de julho de 1952 na cidade de Alvorada do Sul estado do Paraná onde morou até decidir vir para Juína no ano de 1983.

Na época era casado com Angelina Sesco da Silva e tinha 3 filhos, Cistina, Jânio e Ricardo. O motivo pelo qual decidiu vir para o município foi a escassez de trabalho naquela região e as dificuldades foram aumentando e então ele decidiu vir conhecer.

Veio com um conhecido que tinha planos de montar uma sorveteria e seu José chegou em Juína e gostou muito do lugar, depois de alguns dias ele voltou ao Paraná para buscar a família.

A chegada em Juína com a família foi em um dia de muita chuva e ficaram na rodoviária no dia 1 de janeiro de 1984. José lembra que a Praça da Bíblia era toda cheia de capim e na BR era mato dos dois lados.

A primeira residência foi no pátio da serraria do Damiani na Verdan, onde ficaram por cerca de 4 meses. Depois compraram um terreno no setor Industrial e construíram uma meia agua onde foram morar.

Nesse período choveu muito e a família passou por dificuldades por seu Artur trabalhava por conta própria e isso dificultou bastante no começo.

Depois desse período de dificuldade as coisas começaram a deslanchar e o trabalho era árduo pois não tinha nem final de semana e nem feriado. Na época ele fazia padrão de energia para as residências.

O pioneiro conta que fez muitos amigos no decorrer desses anos e sempre teve muita parceria da população. Outro quesito que ele destaca com sendo muito importante foi a pratica de esportes que sempre foi uma paixão em sua vida.

José conta que na época tinha uma equipe de atletismo e muitos participaram de competições importantes, inclusive ele mesmo participou da São Silvestre.

Após sofrer um acidente de trabalho onde levou um choque na alta tensão e teve sérios problemas de saúde ele teve que parar de jogar futebol e passou a praticar exercícios leves por recomendações médicas.

O futebol era respeitado na época e as pessoas lotavam o estádio para assistir as partidas, mas por ser muito disputado, sempre dava briga entre os jogadores.

Sempre frequentador do CTG de Juína, seu José sempre foi muito ativo e gostava de se envolver nas atividades da comunidade.

Um dos momentos difíceis para ele foi quando seu filho caçula adoeceu, ficou muito fraco e ele não tinha dinheiro para levar ele para Vilhena na época. Com o tratamento à base de remédios naturais e garrafada o menino foi melhorando e se recuperou bem da doença.

Outro momento difícil citado por ele foi no período da malária em Juína que era muito difícil e lotava o hospital pois o número de pessoas doentes era muito grande.

Algo que marcou muito a vida de seu José foi quando ele acordou após o desmaio que teve quando levou o choque na alta tensão e conseguiu pedir socorro.

Por conta disso ele teve sequelas e teve que passar por cirurgias no coração, mas está seguindo uma vida normal.

Hoje, seu José que se separou de dona Angelina vive sozinho mas conserva a amizade com a ex esposa e afirma que segue a vida feliz e cheio de projetos.

Ele vê Juína como uma cidade próspera para o futuro e com pequenas indústrias e em pleno desenvolvimento.

 

Acompahe tambem a história em audio e vídeo.