Juína – Quarta-feira, 2 de julho de 2025.
A Rede Estadual de Educação de Mato Grosso alcançou a marca de 101 escolas no modelo cívico-militar, após a realização de consultas públicas nos dias 26 e 27 de junho. Durante esses dias, 15 unidades de 11 municípios participaram do processo de conversão, no qual 14 escolas optaram pela adesão, enquanto a Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, em Rondonópolis, decidiu pela opção “Não Aprovo”.
O processo de adesão envolveu pais, responsáveis e estudantes maiores de 16 anos, que puderam votar conforme as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc). A Seduc destacou que a decisão partiu da base, considerando as particularidades de cada escola e as reais necessidades dos alunos.
Com isso, das 628 escolas da rede estadual, 100 unidades agora são cívico-militares, atendendo mais de 80 mil estudantes. O modelo visa diminuir a evasão escolar, evitar a violência no ambiente escolar e fortalecer o avanço da aprendizagem dos estudantes.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reforçou que o modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da rede, com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva contribuem para a organização e disciplina das unidades.
O processo de contratação dos militares da reserva que atuarão nas novas unidades já foi iniciado, com a publicação de editais nos 13 polos regionais de educação. Além disso, está prevista a formação e treinamento de diretores, coordenadores, professores, monitores e demais servidores para implementar o novo modelo de gestão.
CAPS DE JUÍNA FPRTALECE REINSERÇÃO DE PACIENTES E DESTACA IMPORTÂNCIA REGIONAL DO SERVIÇO
FINAL DE SEMANA É MARCADO POR OCORRÊNCIAS DE FURTO,VIÔLENCIA DOMÉSTICA E PRISÃO DE FORAGIDO
JOVEM DE 20 ANOS MORRE PISOTEADO POR TOURO DURANTE RODEIO EM MT
CESTA BÁSICA VOLTA A SUBIR EM CUIABÁ NO INÍCIO DE JULHO APÓS DUAS QUEDAS CONSECUTIVAS
ARIPUANÃ E COLNIZA RECEBEM PALESTRAS SOBRE TRABALHO SEGURO E COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
PONTE DO JURUENA É MAIOR DO QUE AS CINCO PONTES ENTRE CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE JUNTAS