FEMINICÍDIOS EM MATO GROSSO DEIXAM 89 CRIANÇAS ÓRFÃS EM 2024
Em 2024, os casos de feminicídio em Mato Grosso deixaram 89 crianças e adolescentes sem suas mães, vítimas da violência doméstica e da desigualdade de gênero. Das 47 mulheres assassinadas no estado, 41 eram mães, gerando um impacto devastador nas famílias e na estrutura emocional dessas crianças.
Os dados são da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, que revelou que 17 das crianças órfãs eram filhos biológicos dos próprios autores dos feminicídios. Além disso, quatro crianças perderam ambos os pais, pois os agressores cometeram suicídio após os crimes. Em nove casos, as mulheres foram mortas na frente dos filhos.
Em meio ao aumento da violência, 17.910 medidas protetivas de urgência foram registradas no ano passado, um crescimento de 6% em relação a 2023. Mesmo assim, entre as 47 vítimas de feminicídio, apenas uma possuía medida protetiva. O levantamento aponta ainda que 38% das vítimas já haviam sofrido violência de parceiros anteriores ou atuais, mas apenas 17% denunciaram os agressores.
No mesmo período, foram concedidos 5.223 pedidos do botão do pânico, sendo acionado 649 vezes em Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e Cáceres.
Sapiquá Rádio News, da redação, Enéas Jacobina.
TORNEIO DE FUTEBOL DOS PARÇAS ABRE INSCRIÇÕES E INAUGURA QUADRA COBERTA EM JUÍNA
POLÍCIA CIVIL DE JUÍNA PRENDE NOVE ENVOLVIDOS EM VANDALISMO E TRÁFICO DE DROGAS
SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO HIP HOP NA COMUNIDADE TRAZ MOSTRA URBANA E NOVAS ATIVIDADES
PROJETO HIP HOP NA COMUNIDADE ABRE INSCRIÇÕES EM JUÍNA
SEBRAE PROMOVE ENCONTRO ENTRE ELAS EM JUÍNA PARA CELEBRAR O MÊS DAS MULHERES
MINISTRA DA CULTURA CONFIRMA VISITA A MATO GROSSO EM REUNIÃO COM COMITIVA