Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!
Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!

NOTÍCIA

MANEJO DO CACAU: DIFERENÇAS ENTRE CULTIVO SEMINAL E CLONAL

Data: Quinta-feira, 13/03/2025 08:00
Por: METRO FM JUINA

MANEJO DO CACAU: DIFERENÇAS ENTRE CULTIVO SEMINAL E CLONAL

Estamos no campo experimental, na área de cacau seminal, uma roça implantada há mais de 30 anos. Dessa área, realizamos a coleta das sementes para a produção das mudas de cacau, conhecidas como "cavalos", que posteriormente serão enxertadas. Hoje, estamos colhendo o cacau no ponto ideal de maturidade para dar início ao processo de semeadura. A colheita, limpeza e semeadura serão realizadas agora em março, permitindo que, em outubro, possamos realizar a enxertia e disponibilizar as mudas aos produtores em dezembro.

Essa roça antiga apresenta uma condução arbórea, com árvores mais altas e de postura elevada. Esse tipo de cultivo exige ferramentas específicas, como o podão de cabo longo, para facilitar a colheita. No entanto, esse manejo tem sido gradativamente substituído devido às dificuldades operacionais.

CACAU CLONAL: EFICIÊNCIA E CONTROLE

Atualmente, temos trabalhado com um sistema que mantém a estrutura da planta mais baixa, como observado na área de cacau clonal. Esse tipo de cultivo permite um maior controle da altura das plantas, facilitando a colheita com o uso de tesouras, sem a necessidade de ferramentas mais longas.

No cacau clonal, a produção também é mais controlada, e o espaçamento reduzido otimiza melhor o aproveitamento da área. Além disso, a poda não apenas facilita a colheita, mas também auxilia no controle de doenças, reduzindo a necessidade de aplicação de produtos químicos. Caso seja necessária a pulverização, o tamanho reduzido das plantas facilita significativamente esse processo, tornando o manejo mais eficiente e sustentável.