O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome anunciou que o sistema do Cadastro Único estará indisponível em todo o país entre os dias 28 de fevereiro e 17 de março de 2025. A interrupção temporária se deve à atualização e adequação do sistema para um novo modelo implementado pelo Governo Federal.
Durante esse período, a Secretaria de Assistência Social informa que não será possível realizar atendimentos relacionados ao Cadastro Único. O coordenador do Cadastro Único em Juína, Marcos Barreiro, destacou que a modernização do sistema é necessária, pois a atual versão data de 2010. Com essa mudança, a gestão do cadastro passará da Caixa Econômica Federal para a DataPrev.
Marcos aconselha que aqueles que ainda não fizeram o cadastro o realizem antes da migração de dados, pois, durante a atualização, o sistema ficará inoperante, podendo impactar quem necessitar de serviços relacionados.
A modernização do Cadastro Único trará avanços significativos para a gestão de políticas públicas no Brasil. O novo sistema, previsto para ser lançado em março, permitirá uma qualificação aprimorada dos dados das famílias, maior capacitação dos operadores e novas funcionalidades para estados, municípios e usuários.
O formulário manterá as mesmas informações, com melhorias implementadas ao longo de 2024. No entanto, a partir de março, o Cadastro Único deixará de ser apenas um sistema de inclusão e atualização de dados e passará a ser uma plataforma integrada de gestão, contando com módulos para entrada e alimentação de dados, capacitação de operadores, gestão de riscos e monitoramento de fraudes, controle de acessos e relatórios analíticos.
A nova estrutura permitirá aprimoramentos contínuos e expansões modulares. O sistema de capacitação para operadores será lançado em fevereiro, seguido pelo sistema de entrada e alimentação de dados em março. Ainda no mesmo mês, terão início os desenvolvimentos dos módulos de gestão de riscos e relatórios analíticos.
Com a implementação do sistema de gestão de riscos, será possível utilizar inteligência de dados e inteligência artificial para identificar atividades atípicas e prevenir erros ou fraudes no cadastramento. Os relatórios analíticos permitirão que os municípios transformem as informações do Cadastro Único em ferramentas estratégicas para planejamento e gestão de políticas sociais.
TORNEIO DE FUTEBOL DOS PARÇAS ABRE INSCRIÇÕES E INAUGURA QUADRA COBERTA EM JUÍNA
POLÍCIA CIVIL DE JUÍNA PRENDE NOVE ENVOLVIDOS EM VANDALISMO E TRÁFICO DE DROGAS
SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO HIP HOP NA COMUNIDADE TRAZ MOSTRA URBANA E NOVAS ATIVIDADES
PROJETO HIP HOP NA COMUNIDADE ABRE INSCRIÇÕES EM JUÍNA
SEBRAE PROMOVE ENCONTRO ENTRE ELAS EM JUÍNA PARA CELEBRAR O MÊS DAS MULHERES
MINISTRA DA CULTURA CONFIRMA VISITA A MATO GROSSO EM REUNIÃO COM COMITIVA