Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!
Metrô FM Juína 87.9 - Tá na Metrô, Tá Bom de Mais!

NOTÍCIA

FORÇAS DE SEGURANÇA APREENDEM 1,5 TONELADA DE COCAÍNA EM JURUENA

Data: Segunda-feira, 17/02/2025 21:34
Por: Metrô FM Juína

Uma operação integrada das forças de segurança resultou na apreensão de aproximadamente 1,5 tonelada de cocaína na zona rural de Juruena, a cerca de 160 km de Juína. O Comandante da Polícia Militar de Aripuanã, Major Richard, confirmou a apreensão dos 46 fardos da droga neste sábado (15). A ação representa um prejuízo estimado em R$ 100 milhões para facções criminosas.

As investigações foram iniciadas após denúncias anônimas que alertaram sobre atividades suspeitas na região, envolvendo aeronaves e veículos em movimentação atípica. Com base nessas informações, uma operação foi montada e contou com a participação do Oitavo Comando Regional, das guarnições de Juruena e Aripuanã, da Força Tática do 8º CR sediado em Juína, do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Polícia Federal.

Durante as buscas, as equipes identificaram rastros de aeronave e um galão de AVGAS, combustível usado para aviões, além de marcas de veículos que levavam a uma área de mata fechada. Após horas de rastreamento, os policiais localizaram 45 fardos de cocaína abandonados em uma região de pastagem, sem a presença de suspeitos no local.

O Major Richard destacou que o sucesso da operação foi resultado do trabalho conjunto de diversas agências, incluindo a Polícia Civil e o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), dentro da estratégia da Operação "Tolerância Zero" do Estado de Mato Grosso.

Ele reforçou que a região noroeste de Mato Grosso é um importante corredor do narcotráfico devido à proximidade com Rondônia e a Bolívia, o que tem levado a um aumento das ações das forças de segurança. Com a intensificação das incursões policiais, os prejuízos ao crime organizado têm sido cada vez maiores.

O material apreendido foi encaminhado à sede da Polícia Federal, em Cuiabá, onde será periciado e servirá como base para a continuidade das investigações.