Ouça agora na Rádio

N Notícia

QUADRO SAÚDE DOS OLHOS – 25/03/2020

FOTO: Reprodução

QUADRO SAÚDE DOS OLHOS – 25/03/2020

O jornal da Metrô traz novamente para você o quadro Saúde dos Olhos com o Dr. Jeferson Dresch, que hoje vai falar um pouco mais sobre o glaucoma.

O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual.

Existem diferentes tipos de glaucoma, que variam principalmente em função da causa e da gravidade da doença.

O glaucoma de ângulo fechado (agudo) ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular. Casos de glaucoma agudo são emergenciais, bem diferentes do que ocorre com o tipo crônico da doença, em que a pressão ocular desenvolve-se lenta e silenciosamente e, aos poucos, vai danificando a visão.

O glaucoma congênito é, como o próprio nome diz, o tipo em que a criança já nasce com a doença, herdada da mãe durante a gravidez. Este tipo de glaucoma, no entanto, é considerado raro e se descoberto, deve-se tratar imediatamente.

O glaucoma  de ângulo aberto é responsável por quase 90% de todos os casos de glaucoma e é frequentemente assintomático, de modo que os sintomas não são detectados até um estágio avançado, a menos que o paciente visite o oftalmologista com regularidade.  Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo, e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, causando perda do campo visual.

O glaucoma secundário costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos, como corticosteróides, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas.

O diagnóstico do glaucoma é feito através de um exame ocular pode ser usado para identificar o glaucoma. O médico precisará examinar o interior do olho, observando através da pupila, que geralmente é dilatada. O especialista geralmente realiza um exame completo do olho para confirmar o diagnóstico.

Na próxima quarta-feira o quadro Saúde dos Olhos está volta com mais dicas sobre o glaucoma.

Confira o áudio abaixo com a entrevista completa do Dr. Jeferson Dresch.

ÁUDIO:

FONTE: Metrô FM
Link Notícia