Ouça agora na Rádio

N Notícia

Período chuvoso aumenta casos de viroses gastrointestinais em Juína

FOTO: INTERNET

Período chuvoso aumenta casos de viroses gastrointestinais em Juína

Além de aumentar o risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, as águas das chuvas aumentam o risco de adquirir viroses gastrointestinais, principalmente devido à água contaminada.

Em Juína, os casos de Vomito e diarréia aumentaram significativamente, principalmente entre os jovens e crianças.

Segundo o médico da UPA, José Parada, os cuidados devem ser redobrados com as crianças :

“Nesse período chuvoso aumentou o numero de casos(diarréia e vomito). Essas infecções virais são tratadas mais com hidratação, principalmente a criança, pois esta desidrata muito rápido pela diarréia ou vomito”.

Nos adultos, as chances de ocorrer viroses gastrointestinais são reduzidas devido ao sistema imunológico mais resistente, no entanto, é possível também que adultos venham a ser acometidos por vômitos e diarréias.

Para evitar a contaminação e proliferação dos patógenos, é importante que a pessoa faça uma higiene adequada das mãos e evite beber água contaminada, não filtrada.

Em casos graves, se faz necessário a internação hospitalar do paciente, com administração de medicamentos e soro intravenoso.

A principal recomendação para casos envolvendo problemas gastrointestinais como vômitos e diarréias são buscar ajuda médica no PSF mais próximo e ingerir líquidos, para evitar desidratação.

FONTE: Maurilio Junior / Metro FM
Link Notícia