Ouça agora na Rádio

N Notícia

Sub Sede de Juína sedia Curso de Aperfeiçoamento Policial

FOTO: Divulgação

Sub Sede de Juína sedia Curso de Aperfeiçoamento Policial

O diretor de Estratégia Sindical do Sinpol-MT, Edcarlos da Silva Campos, coordena, a partir de hoje (12) até sábado (17), em Juína, o Curso de Nivelamento Policial Avançado, cujo objetivo é ministrar treinamento continuado aos policiais civis daquela sub sede. Participam do curso 16 investigadores da Polícia Civil, entre os quais três mulheres, um promotor, três policiais militares e três agentes prisionais.

A realização deste curso, destinado principalmente ao pessoal do interior, é fruto de uma parceria entre a PJC, por meio da Gerência de Operações Especiais – GOE, o Sinpol-MT e o Conseg daquele município. Além de Edcarlos Campos, que é chefe de operações da GOE, também atuam como instrutores Elias Moreira da Silva, Ednan Nery de Oiveira e Fausto Juliano, todos do GOE, com curso específico na área de Operações Táticas Especiais.

Trata-se de um treinamento necessário, já que os investigadores ingressam na Polícia Civil e cursam a Academia mas, depois disso, têm chances reduzidas de realizarem algum tipo de curso. Segundo o diretor Edcarlos Campos, a ideia é possibilitar ao policial o aperfeiçoamento e a atualização em práticas policiais, consideradas fundamentais para o bom desempenho de sua atividade diária.

Uma das atividades previstas é o treinamento de tiro, em que o policial treinará tiro de carabina, de fuzil 556, calibre 12, sub metralhadora ponto 40 e pistola ponto 40. Além disso, haverá instrução sobre abordagem policial, entradas táticas e abordagem e identificação, e de cumprimento de mandado de prisão e de busca e apreensão em área rural, haja vista que esse é o cenário principal do interior.

O diretor da sub sede do Sinpol-MT de Juína, Jean Teixeira, considera esta iniciativa como um curso de excelência, porque o pessoal do interior costuma ser esquecido pelos gestores. E este esquecimento é grave, conforme explicou, porque permite que o investigador fique à mercê de situações de risco frequentes. Ele afirmou que este curso ajudará na melhoria da qualidade do atendimento ao público.

A presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, lembrou que dar apoio à iniciativas que visem ao aperfeiçoamento dos investigadores é um dos principais papéis da entidade que dirige, porque isso concorre para dar mais segurança ao policial no desempenho de sua função.

FONTE: Sinpol - mt
Link Notícia