Ouça agora na Rádio

N Notícia

O MÊS DE SETEMBRO FOI MARCADO PELAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

FOTO: Internet

O MÊS DE SETEMBRO FOI MARCADO PELAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

O mês de Setembro se encerrou, mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, mas devemos lembrar que não é apenas neste mês que é importante conversar sobre o assunto.  

As causas do suicídio geralmente estão ligadas a transtornos mentais como a depressão, transtorno bipolar, dependência química e esquizofrenia. Entretanto, não podemos afirmar que todas as pessoas que cometem suicídio apresentam esses transtornos. Não podemos nos esquecer de que, muitas vezes, o suicídio acontece de maneira impulsiva diante de algumas situações muito impactantes e inesperadas da vida.

“Nós não chegamos ao suicídio por acaso, é toda uma situação em que o indivíduo vai passando, de dor, de sofrimento, de mágoa, de ressentimento, e as vezes essa pessoa não consegue lidar, porque não fala ou não tem quem a ouça.”, comentou a psicóloga Isabel Vieira.

Quando entendemos que o suicídio é uma realidade e que pode afetar pessoas a nossa volta, fica mais claro que é fundamental conversamos a respeito. Os suicídios podem ser evitados desde que tenhamos conhecimento sobre seus sintomas, suas causas e formas de evitá-lo.

Caso você não esteja se sentindo bem, não tenha vergonha e procure a ajuda de um profissional.  

FONTE: Metrô FM
Link Notícia