Ouça agora na Rádio

N Notícia

Agricultura familiar produz cerca de 70% dos alimentos consumidos pelas famílias mato-grossenses

FOTO: Lenine Martins/Gcom-MT

Agricultura familiar produz cerca de 70% dos alimentos consumidos pelas famílias mato-grossenses

Cerca de 70% dos alimentos consumidos pelas famílias de Mato Grosso são produzidos pela agricultura familiar. Segundo a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no estado, vivem cerca de 104 mil famílias que produzem alimentos para consumo dos moradores locais.

Os produtos mais consumidos são o leite, o peixe, mandioca, frutas, verduras e legumes.

A economia do estado é baseada nas commodities produzidas pelo agronegócio, mas com foco na produção nas grandes propriedades rurais e que são equipadas tecnologicamente. A balança comercial do país é favorecida pela exportação dos produtos das grandes plantações.

Entretanto, a agricultura familiar é que garante a comida na mesa das famílias mato-grossenses. Das famílias produtoras, 61.937 mil moram em assentamentos e 42.409 mil em propriedades tradicionais. São 141 municípios divididos em nove regiões administradas pela Empaer e que presta suporte às famílias de baixa renda que vivem do ramo agrícola.

Cerca de 104 mil famílias produzem alimentos para consumo próprio por meio da agricultura familiar em MT — Foto: TVCA/Reprodução

O engenheiro agrônomo da Empaer, Almir de Souza Ferro, disse ao G1 que o crescimento de agricultores familiares no estado é devido à reforma agrária, pois aumentou o número de assentamentos e comunidades rurais. Ele disse que em 20 anos, o número de agricultores em Mato Grosso praticamente dobrou.

Almir contou que de modo geral, entre agricultura familiar e empresarial - grandes produtores, em 1995, de acordo com dados de uma revista especializada em agronegócios, o estado tinha cerca de 55.077 mil agricultores, em 2006, segundo o IBGE, as eram 86.167 mil.

No último levantamento da Empaer, em 2015, o número de agricultores era superior a 105 mil.

No Censo Agro 2018, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o número de agricultores no estado é de 118.676 mil. O Censo também contabilizou o número de pessoas que trabalham na agricultura, mas não necessariamente são agricultores, em torno de 424.465 mil trabalhadores agrícolas.

Agricultura familiar produz cerca de 70% dos alimentos consumidos pelas famílias de MT — Foto: TVCA/Reprodução

O atendimento da Empaer disponibilizados às essas famílias de baixa renda e produtoras são por meio da assistência técnica, fomento, validação de tecnologia e acesso ao crédito para que possam financiar a produção por meio das pequenas plantações onde moram.

O IBGE estima que no Brasil, a agricultura familiar representa cerca de 84% de todas as propriedades rurais do país. No entanto, do total das áreas utilizadas para produções agropecuárias, cerca de 24,3% são utilizadas pela produção agrícola familiar.

Plantação de quiabo em assentamento em MT  — Foto: TVCA/Reprodução

Segundo o relatório “ Estado da Alimentação e da Agricultura”, produzido pela Organização das Nações Unida (ONU), a maioria dos alimentos consumidos pela população brasileira vem da agricultura familiar. Os alimentos mais consumidos são o leite, com 58%, a mandioca, com 83%, e o feijão com 70%.

Ainda segundo os dados da ONU, a agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos consumidos no planeta. Essa prática oriunda das famílias produtoras, preserva cerca de 75% dos recursos agrícolas.

FONTE: G1 MT
Link Notícia