Ouça agora na Rádio

N Notícia

Samsung e Xiaomi anunciam sensor de 108 MP para celulares

FOTO: tecmundo

Samsung e Xiaomi anunciam sensor de 108 MP para celulares

Informacoes Compartilhadas tecmundo

Nesta segunda-feira (12), a Samsung anunciou seu mais novo sensor de imagens para dispositivos móveis: o ISOCELL Bright HMX, com capacidade de resolução de 108 megapixels. De acordo com a companhia, é o primeiro sensor do mundo, em sua categoria, a ultrapassar a barreira dos 100 milhões de pixels, desenvolvido em parceria entre a gigante sul-coreana e a Xiaomi.

O anúncio chega menos de 2 semanas após a Redmi e a Realme demonstrarem suas câmeras equipadas com o sensor ISOCELL Bright GW1 de 64 MP, também da Samsung, e que ainda não está em nenhum aparelho comercializado atualmente.

No caso do GW1, a tecnologia Tetracell permite a junção de 4 pixels em 1, entregando fotos com 12 MP (4 vezes menos que a resolução original), mas com pixels muito mais sensíveis à luminosidade, o que resulta em imagens melhores do que se a resolução fosse mais alta.

Tecnologia Tetracell (Fonte: KTM2Day/Reprodução

O poder do ISOCELL Bright HMX

O novo sensor também conta com a tecnologia Tetracell. Nesse caso, o resultado final é uma foto de 27 MP, o que significa mais que o dobro da qualidade de uma fotografia tirada com o GW1.

O HMX também será maior, com lente de 1 a 1,33 polegada, o maior sensor já feito para dispositivos móveis. Por isso, ele será capaz de captar ainda mais luz em condições de luminosidade não favoráveis, entregando fotos com menos granulação. Outra tecnologia inovadora do HMX é Smart-ISO, que analisará as condições de luminosidade do ambiente para fazer ajustes baseados na saturação de pixel e gerar fotos com cores mais vívidas e realistas.

A Samsung afirmou que a resolução do novo sensor é equivalente à de câmeras DSLR top de linha. O ISOCELL Bright HMX, que é capaz de gravar vídeos em 6K (resolução de 6016x3384 pixels) e 30 quadros por segundo, começará a ser produzido em massa no fim de agosto.

FONTE: tecmundo
Link Notícia