Ouça agora na Rádio

N Notícia

Explosão em depósito militar evacua 10 mil pessoas na Ucrânia

FOTO: © REUTERS / Serviço de emergência estatal da Ucrânia

Explosão em depósito militar evacua 10 mil pessoas na Ucrânia

Uma explosão ocorreu em um depósito militar na região de Chernigov, na Ucrânia, informou o Ministério da Defesa do país nesta terça-feira (9).

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

A escala da explosão ainda não está clara, mas todos os ministérios e serviços relevantes foram notificados, diz o comunicado do Ministério da Defesa ucraniano. 

"As pessoas estão sendo evacuadas. A sede de atendimento a emergências foi implantada", acrescenta o comunicado.

A intensidade das explosões no depósito militar é de duas a três por segundo, comunicou o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia.

O arsenal ocupa aproximadamente 682,6 hectares, e nele estavam armazenadas 88 mil munições, desde cartuchos de armas de fogo até foguetes.

Segundo o serviço de emergências local, cinco armazéns estão em chamas na sequência da explosão, 10 mil moradores da região foram evacuados. O espaço aéreo dentro de um raio de 20 quilômetros da explosão foi fechado. Também foi suspensa a circulação de veículos.

?O Ministério acrescentou que medidas restritivas estavam sendo introduzidas em toda a região de Chernihiv e ao longo da fronteira com a Rússia em conexão com a explosão.

O presidente ucraniano Pyotr Poroshenko chamou os responsáveis de Forças Armadas a apresentarem explicações sobre o incidente. Já foi iniciada uma investigação por negligência da parte dos responsáveis militares em serviço, que provocou consequências graves. Segundo o Código Penal ucraniano, a pena por tal crime atinge 7 anos de prisão.

Nos últimos tempos, na Ucrânia têm acontecido vários incêndios em depósitos militares. Em março de 2017, na região de Carcóvia se incendiou um arsenal, causando um morto, cinco feridos e destruição de quase 70% do armamento armazenado. No outono, em resultado de mais uma explosão de um paiol, foram evacuadas 30 mil pessoas. Em maio de 2018, num depósito militar se incendiou o pasto em redor, provocando o estado de emergência.

FONTE: Sputnik Brasil
Link Notícia